Apresentação
O Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras e o Seminário de Ensino de Língua Materna, em sua sétima e terceira edição, respectivamente, caracterizam-se por oferecer aos seus participantes, perspectivas de intercâmbio de pesquisas e de conhecimentos, de atualização, desenvolvimento, troca de experiências e, consequentemente, estudo continuado. Esse evento se destaca, ainda, pelo fato de ampliar a aproximação entre profissionais formados e em formação, motivando a discussão, a reflexão e a perspectiva de mudanças no que respeita às questões relacionadas ao ensino de línguas e de literaturas.
Além disso, os seminários se consolidam como um evento no interior do estado do Rio Grande do Sul caracterizado, também, como um espaço de aproximação entre a Universidade, a comunidade em geral e instituições públicas e privadas. Nesta edição o tema abordado é “Educação linguística no séc XXI: foco na aprendizagem das línguas e das literaturas”.
Com este tema, o seminário objetiva promover e incentivar o intercâmbio, os debates e as reflexões sobre pesquisas e conhecimentos em torno do ensino e da aprendizagem de línguas e de literaturas, buscando contribuir com a formação e a qualificação de educadores mais críticos e reflexivos, além de:
- Promover o intercâmbio de trabalhos e pesquisas realizadas nas universidades do Estado e outras fora dele, assim como a reflexão sobre o processo de ensino e de aprendizagem de LM e de LE.
- Incentivar a discussão no processo de ensino de LM e de LE nas escolas públicas e privadas.
- Proporcionar a atualização e o desenvolvimento de professores, pesquisadores e alunos (graduação e pós-graduação) da área de Letras e afins.
- Promover a divulgação de novos conhecimentos, estudos e pesquisas, incentivando a pesquisa na área.
- Divulgar novos livros e outros materiais didáticos e paradidáticos de LM e de LE e áreas afins.
- Divulgar cursos, métodos de ensino e outros serviços na área de Letras e áreas afins.
- Promover a aproximação da universidade com a comunidade em geral.
- Incentivar o processo de estudo continuado e a formação de novos professores na área.