Apresentação e Justificativa

O Curso de Letras da Universidade de Passo Fundo realizará, de 16 a 19 de outubro de 2012, o VIII Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras (SELES) e o IV Seminário de Ensino de Língua Materna (SELM), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

O objetivo dos Seminários é discutir os processos de ensino e de aprendizagem das línguas estrangeiras e da língua materna, a fim de atualizar e qualificar professores e alunos da área. Além disso, pretende-se promover o intercâmbio de conhecimentos entre professores, pesquisadores e estudantes da área de Letras e afins, com um público estimado de 400 pessoas.

Durante o evento, acontecerão conferências, sessões de comunicação, mini-cursos e sessões de pôsteres, com pesquisadores convidados e demais interessados em apresentar seus trabalhos.

Junto a esse evento, acontecerá a VIII Mostra de Cursos e Materiais Didáticos, para proporcionar aos professores e aos alunos o acesso a novos livros, recursos e demais novidades relacionadas ao ensino de línguas estrangeiras e de língua materna, bem como divulgar os cursos livres, as franquias e seus diferenciais. A Mostra destina-se à exposição de livros e demais materiais didáticos relacionados ao ensino e à aprendizagem das línguas portuguesa e estrangeiras (inglesa, alemã, espanhola, francesa, italiana, japonesa, chinesa e LIBRAS).

O evento, ao longo de 12 anos, tem reunido professores, pesquisadores e acadêmicos de diferentes regiões do Rio Grande do Sul e do Brasil, que tradicionalmente acontece no mês de outubro, a cada dois anos.


BREVE HISTÓRICO DOS EVENTOS ANTERIORES

Os três primeiros eventos foram nominados como Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras (SELES), pois abrangeram apenas a área do ensino e da aprendizagem de línguas estrangeiras (inglês, espanhol, italiano, francês, alemão e japonês), nos anos de 2000, 2001 e 2002. A partir de 2003, a fim de alcançar um número maior de interessados em discutir questões pertinentes ao ensino e à aprendizagem de línguas em geral, passou-se a promover em conjunto o SELM (Seminário de Ensino da Língua Materna). Assim, foram realizados mais quatro eventos (2003, 2006, 2008, 2010) que reuniram profissionais/professores e pesquisadores, além de acadêmicos da área de Letras (língua e literatura), com o objetivo de pensar e qualificar o processo de ensino e de aprendizagem nessa área. Os eventos têm contado com a participação de em média 400 pessoas da área de Letras e afins. Como resultado dos eventos, foram publicados 3 livros e 3 CDs-rom com artigos científicos de autoria daqueles que apresentaram trabalhos nesses eventos.