Apresentação e Justificativa

O Curso de Letras da Universidade de Passo Fundo realizará, de 16 a 19 de outubro de 2012, o VIII Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras (SELES) e o IV Seminário de Ensino de Língua Materna (SELM), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

O objetivo dos Semin√°rios √© discutir os processos de ensino e de aprendizagem das l√≠nguas estrangeiras e da l√≠ngua materna, a fim de atualizar e qualificar professores e alunos da √°rea. Al√©m disso, pretende-se promover o interc√Ęmbio de conhecimentos entre professores, pesquisadores e estudantes da √°rea de Letras e afins, com um p√ļblico estimado de 400 pessoas.

Durante o evento, acontecer√£o confer√™ncias, sess√Ķes de comunica√ß√£o, mini-cursos e sess√Ķes de p√īsteres, com pesquisadores convidados e demais interessados em apresentar seus trabalhos.

Junto a esse evento, acontecerá a VIII Mostra de Cursos e Materiais Didáticos, para proporcionar aos professores e aos alunos o acesso a novos livros, recursos e demais novidades relacionadas ao ensino de línguas estrangeiras e de língua materna, bem como divulgar os cursos livres, as franquias e seus diferenciais. A Mostra destina-se à exposição de livros e demais materiais didáticos relacionados ao ensino e à aprendizagem das línguas portuguesa e estrangeiras (inglesa, alemã, espanhola, francesa, italiana, japonesa, chinesa e LIBRAS).

O evento, ao longo de 12 anos, tem reunido professores, pesquisadores e acad√™micos de diferentes regi√Ķes do Rio Grande do Sul e do Brasil, que tradicionalmente acontece no m√™s de outubro, a cada dois anos.


BREVE HIST√ďRICO DOS EVENTOS ANTERIORES

Os tr√™s primeiros eventos foram nominados como Semin√°rio de Ensino de L√≠nguas Estrangeiras (SELES), pois abrangeram apenas a √°rea do ensino e da aprendizagem de l√≠nguas estrangeiras (ingl√™s, espanhol, italiano, franc√™s, alem√£o e japon√™s), nos anos de 2000, 2001 e 2002. A partir de 2003, a fim de alcan√ßar um n√ļmero maior de interessados em discutir quest√Ķes pertinentes ao ensino e √† aprendizagem de l√≠nguas em geral, passou-se a promover em conjunto o SELM (Semin√°rio de Ensino da L√≠ngua Materna). Assim, foram realizados mais quatro eventos (2003, 2006, 2008, 2010) que reuniram profissionais/professores e pesquisadores, al√©m de acad√™micos da √°rea de Letras (l√≠ngua e literatura), com o objetivo de pensar e qualificar o processo de ensino e de aprendizagem nessa √°rea. Os eventos t√™m contado com a participa√ß√£o de em m√©dia 400 pessoas da √°rea de Letras e afins. Como resultado dos eventos, foram publicados 3 livros e 3 CDs-rom com artigos cient√≠ficos de autoria daqueles que apresentaram trabalhos nesses eventos.